viernes, 25 de enero de 2008

Série Canadá - TV Record

Está no YouTube, mas a lista completa eu peguei no Blog da Elaine. É a série completa que a TV Record fez sobre o Canadá no mês de agosto de 2007.Série TV Record - Canadá -

A nova américa - Parte 1 - Segurança




Canadá, A Nova América - Parte 2 - Viver em Montréal



Canadá, A Nova América - Parte 3 - Estudantes de Inglês



Canadá, A Nova América - Parte 4 - Imigrantes e Refugiados



Canadá, A Nova América - Parte 5 - Cidades Subterrâneas



Canadá, A Nova América - Parte 6 - Cultura e Arte no Canadá



Immigration Canada



O vídeo fala sobre o processo de imigração para o Canadá (lógico!!), a obtenção de cidadania, as oportunidades para os recém chegados e como o Canadá (especialmente Québec neste caso), lida com a questão dos ilegais dentro de suas fronteiras.

Eu gostei deste vídeo também porque, primeiramente, ele é todo em francês e eu consegui entender TUDO (wow!). Segundo porque ele me mostrou um lado que eu não conhecia, que é o lado dos ilegais - eu particularmente achei que quase não havia tanta gente nessas condições por lá. E isso me fez pensar que nós, brasileiros imigrantes, estamos na maioria das vezes em condições muito melhores que a grande maioria de africanos, asiáticos e outros sul-americanos que escolhem Québec como morada. Eles chegam com a cara e com a coragem, mas isso nós também fazemos. A diferença é a perspectiva e os planos para o futuro no novo país que para nós brasileiros, que temos um pouco mais de suporte social em nosso próprio país, é muito mais planejável.

No hay comentarios: